No dia 20 de Setembro de 2021, o Público publicou um artigo sob o título “Raquel Varela perde apoio para concurso da FCT devido a “erros” no currículo“, assinado por Samuel Silva, onde se dava conta que o Instituto de História Contemporânea (IHC) retirado o apoio à candidatura da investigadora Raquel Varela à quarta edição do Concurso de Estímulo ao Emprego Científico Individual, depois de aquele centro de investigação ter confirmado a existência de “erros” no seu currículo. Em causa estavam repetições de artigos e livros, que faziam aumentar a contabilidade da produção científica.

No mesmo dia, nas suas contas nas redes sociais, a historiadora partilhou a intenção de avançar com um direito de resposta e um processo contra o jornal: “Avançamos de imediato para um processo judicial, no qual conto com o advogado António Garcia Pereira, a quem desde já agradeço a disponibilidade imediata para me defender”. Esta declaração é a confirmação de um post no Facebook, datado de 27 de Julho, onde, ainda antes da publicação do artigo do Público, a historiadora já ameaçava o jornal com um processo em tribunal.

No dia 21 de Setembro, o Público voltou ao assunto, dando destaque ao comunicado entretanto publicado pelo IHC, sobre as razões da retirada do apoio a Raquel Varela no referido concurso da FCT.

No Direito de Resposta, publicado a 25 de Setembro, Raquel Varela esclarece algumas das questões levantadas pelos artigos do jornal e exige um pedido de desculpas ao Público. No final do texto, uma Nota da Direcção do jornal afirma: “Raquel Varela insurge-se contra duas notícias do PÚBLICO que são inatacáveis e que reiteramos da primeira à última linha. Exige-nos um pedido de desculpas, que obviamente não atendemos por nada haver a desculpar.”

Resposta de Raquel Varela

Até ao momento, não recebemos qualquer resposta de Raquel Varela esta denúncia. Desconhecemos se o processo deu entrada em tribunal.