No dia 26 de Março de 2021, a jornalista Sofia da Palma Rodrigues da revista digital Divergente enviou um email ao gabinete de imprensa do Ministério da Defesa a solicitar uma entrevista com o ministro João Cravinho no âmbito da reportagem “Por ti, Portugal, eu juro!”, dando um prazo de mais de dois meses para que esta pudesse ser realizada.

Entre os dias 26 de Março e 23 de Novembro de 2021, enviou para o gabinete de imprensa deste ministério mais seis emails a reiterar o pedido feito no dia 18 de Março. Só obteve a primeira resposta no dia 23 de Novembro: “A razão pela qual não lhe respondemos foi porque, dada a agenda do senhor ministro, não houve disponibilidade para a realização da entrevista e até 20 de dezembro será pouco provável que a mesma se possa concretizar”, disse a assessora Isabel Pereira Santos.

No dia 3 de Dezembro de 2021, a jornalista reiterou o pedido de entrevista e alargou o prazo para o fim de Fevereiro de 2022, apresentando uma janela temporal de três meses. Nunca obteve uma resposta a este email.

No dia 11 de Fevereiro de 2022, a jornalista enviou uma lista de 14 perguntas com questões da jurisprudência do Ministério da Defesa, dando como prazo de resposta o dia 15 de Março de 2022. A assessora Isabel Pereira Santos respondeu no mesmo dia e disse que iria “reencaminhar as questões”. Quando questionada, afirmou também não lhe ser possível indicar uma data para que fossem respondidas.

Nos dias 16 e 18 de Março de 2022, a jornalista enviou dois novos emails, alertando que o prazo de resposta tinha sido ultrapassado e que era dever dos órgãos de administração pública e detentores de cargos públicos responder às perguntas que lhe são endereçadas por jornalistas, de acordo com o artigo 8.º do Estatuto dos Jornalistas.

A jornalista não obteve mais nenhuma resposta por parte da assessora Isabel Pereira Santos, ou de qualquer outra pessoa do gabinete de imprensa do Ministério da Defesa.

Resposta do Ministério da Defesa

Até ao momento, não recebemos qualquer resposta do Ministério da Defesa.