No dia 26 de Março de 2021, a jornalista Sofia da Palma Rodrigues da revista digital Divergente enviou um email ao gabinete de imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros a solicitar uma entrevista com o ministro Augusto Santos Silva no âmbito da reportagem “Por ti, Portugal, eu juro!” , dando um prazo de mais de dois meses para que esta pudesse ser realizada.

Entre os dias 26 de Março e 9 de Dezembro de 2021, enviou para o gabinete de imprensa deste ministério mais nove emails a reiterar o pedido feito no dia 26 de Março. Só obteve a primeira resposta no dia 9 de Dezembro: “Na segunda-feira contacto-a para conversarmos sobre este assunto.”, disse o assessor João Pedro Correia.

No dia 20 de Dezembro de 2021, a jornalista reiterou o pedido de entrevista, não indicando um prazo para que esta fosse realizada. Nunca obteve uma resposta a este email.

No dia 11 de Fevereiro de 2022, a jornalista enviou uma lista de seis perguntas com questões da jurisprudência do Ministério dos Negócios Estrangeiros, dando como prazo de resposta o dia 15 de Março de 2022. O assessor João Pedro Correia respondeu no dia 14 de Fevereiro, dizendo que “o email e perguntas tinham sido bem recebidos” e que voltaria ao contacto em breve.

Nos dias 16 e 18 de Março de 2022, a jornalista enviou dois novos emails, alertando que o prazo de resposta tinha sido ultrapassado e que era dever dos órgãos de Administração Pública e detentores de cargos públicos responder às perguntas endereçadas por jornalistas, de acordo com o artigo 8.º do Estatuto dos Jornalistas.

A jornalista não obteve mais nenhuma resposta por parte do assessor João Pedro Correia, ou de qualquer outra pessoa do gabinete de imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Resposta do Ministério dos Negócios Estrangeiros

Até ao momento, não recebemos qualquer resposta do Ministério dos Negócios Estrangeiros.